quarta-feira, 18 de março de 2009

Morre Clodovil Hernandez



Por volta das 18h45 desta terça-feira (17), morreu Clodovil Hernandez, 71 anos, após uma parada cardíaca. Sua morte cerebral havia sido declarada às 16h.
Segundo os médicos, com a parada cardíaca, somente as córneas poderão ser doadas, após avaliação.
Conforme O Fuxico publicou, a retirada dos órgãos foi pedida por assessores do deputado e concedida pelo Ministério Público, já que ele não tem parentes próximos.


Velório e Enterro
Segundo a assessoria de Clodovil, o corpo deve ir para São Paulo às 9h da manhã desta quarta (18), em um avião da Aeronáutica solicitado pela Câmara. O velório será por volta das 11h e o enterro no final da tarde, no Cemitério do Morumbi (zona sul), onde está enterrada a mãe de Clô, Isabel Sánchez. Antes, porém, acontece o velório do parlamentar, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Internação e Falecimento
Na tarde de hoje, os médicos do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, anunciaram a morte cerebral do deputado, estilista e apresentador.
Clodovil foi internado na manhã de segunda-feira (16), após sofrer um AVC. Ele foi encontrado caído, no quarto de sua casa, e deu entrada no hospital às 8h17 da manhã, já em coma. À tarde, sofreu uma parada cardiorrespiratória de cerca de cinco minutos.
Desde a sua entrada na UTI, os médicos já haviam anunciado, através de boletins, que o estado de saúde do deputado era de ‘extrema gravidade’ e ele seguia em coma profundo, mas mantinha sinais vitais com ajuda de equipamentos e medicamentos.
Na manhã desta terça-feira (17), a equipe médica anunciou que seriam feitos exames para constatar uma possível morte cerebral. No início da tarde, o resultado foi declarado ‘inconclusivo’ e os exames refeitos, para saber o real estado de saúde do paciente.

Testamento
Em relação aos bens do deputado - que não tem herdeiros consanguíneos -, o assessor diz ter conhecimento da existência de um testamento deixado por ele.
“Mas, eu desconheço o conteúdo e isso é uma questão jurídica”.
Um amigo de Clô disse a O Fuxico que ele havia comentado que seus bens seriam deixados para a Prefeitura de Ubatuba, litoral norte paulista, onde o deputado e artista tinha uma mansão.

Biografia
Clodovil, que era estilista e apresentador de tevê, nasceu em 17 de junho de 1937, no interior de São Paulo, com o nome de Elisiário. Adotado pelo casal de imigrantes espanhóis Domingo Hernández e Isabel Sánchez, nunca conheceu seus verdadeiros pais, mas fazia questão enfatizar: “Mãe é quem cria e não quem coloca no mundo”.
Dono de uma personalidade forte e língua afiada, o estilista, rival de Dener (também estilista), teve a vida marcada por polêmicas e muitos processos. Nos anos 60, despontou como estilista, desenhando modelos para personalidades e socialites brasileiras.


Televisão
Por sua projeção no mundo da moda, nos anos 80 participou do programa TV Mulher, na Globo. Depois teve um programa na TV Bandeirantes, em seguida na RedeTV! e, por último, na extinta TV JB.
Foram alvos de seus julgamentos figuras conhecidas, como a crítica de moda Regina Guerreiro, as apresentadoras Luisa Mell e Daniella Cicarelli e a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, com quem dividiu o comando o programa TV Mulher, sucesso da Globo nos anos 80, que contava ainda com a âncora Marília Gabriela, o jornalista Ney Gonçalves Dias e o cartunista Henfil.


Política
Em 2006, Clodovil apostou todas as fichas na vida política, conquistando 500 mil votos, o terceiro maior número do Partido Trabalhista Cristão (PTC), com uma campanha regada à ironia: “Vocês acham que eu sou passivo? Pisem no meu calo só para ver...", dizia Clô, que se tornou, então, o primeiro deputado federal homossexual.
No ano seguinte, porém, trocou de legenda, filiando-se ao Partido da República (PR), e correu o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Mas, no dia 12 de março de 2009, ele foi absolvido por unamidade de votos e deixou o partido alegando ter sido abandonado desde a eleição. Os ministros do TSE concordaram que houve perseguição interna, uma das condições que permitem que o parlamentar troque de legenda


Problemas de Saúde
Em 2005, quando então apresentava o programa A Casa é Sua, na RedeTV!, Clô descobriu um tumor na próstata, após fazer exames de rotina. Dois anos mais tarde, foi vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, decorrente de hipertensão arterial, segundo boletim médico divulgado pelo hospital.
Fonte: site o fuxico

Nenhum comentário:

Postar um comentário