sábado, 4 de abril de 2009

Uma história de fé


Uma história de fé, esperança e muita emoção contada por 60 atores e 500 figurantes em nove monumentais palcos–platéias com cenários grandiosos. Isto é a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém que, de 3 a 11 de abril, fará sua 42ª temporada na monumental cidade-teatro localizada no distrito de Fazenda Nova, a 180 km do Recife.

Este ano, o elenco da Paixão contará, mais uma vez, com a participação de destacados atores e atrizes da cena nacional nos principais papéis. Jesus será interpretado por Murilo Rosa, que viverá o Filho de Deus em Nova Jerusalém pela primeira vez. Também estarão no elenco Oscar Magrini, como Pilatos, Emanuelle Araujo, será Maria Madalena, Carlos Reis no papel de Herodes e a modelo e atriz pernambucana Fabiana Pirro, no papel de Maria. A direção artística do espetáculo é de Carlos Reis e Lúcio Lombardi.
Em 2009, a temporada de espetáculos terá mais um dia de apresentação, sendo iniciada na sexta-feira, dia 3 de abril, com o espetáculo de estréia dedicado especialmente às pessoas idosas e com dificuldade de locomoção. Para isso serão disponibilizados apenas 5 mil ingressos, a fim de que haja bastante espaço livre para melhor acomodação desse tipo especial de público. Também serão disponibilizadas 200 cadeiras de rodas para aqueles que necessitarem desse tipo de apoio. Para cada cadeira, haverá um acompanhante capacitado a conduzir o cadeirante. O espetáculo de estréia também estará aberto ao público em geral. Nos demais dias, serão disponibilizadas 50 cadeiras também com acompanhantes. Nesses dias será reservado um espaço na platéia para acomodar o publico especial.
Para maior brilho da temporada, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova - STFN utilizará um sistema de som de última geração com alta definição. Serão oito gabinetes para cada cenário, num total de 159 mil watts de potência RMS. Também haverá renovação geral nas 800 peças que compõem o figurino e adereços do espetáculo, além de grandes melhorias no sistema de iluminação cênica.
Na temporada passada foi registrado um público recorde de 72.000 pessoas provenientes de 23 estados do Brasil e de mais 11 países. A encenação já atraiu mais de dois milhões e meio de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo.
Com área correspondente a um terço da área murada da Jerusalém dos tempos de Jesus, a cidade teatro foi construída em meio à paisagem árida do Agreste nordestino semelhante a da Judéia. Ao longo de sua história, a Nova Jerusalém vem entusiasmando a todos que a visitam, os quais se sentem transportados no tempo e no espaço, até a antiga Jerusalém dos tempos da dominação romana, nos anos 30 d C.
Em pouco mais de duas horas, o realismo que brota nas cenas, na fisionomia e nos trajes dos personagens, faz com que todos os que assistem ao espetáculo deixem de ser meros espectadores. Sob o céu estrelado do Agreste, na companhia de um luar de sonho, típico das noites sertanejas, o público inevitavelmente se confunde com os figurantes. As pessoas passam a ser coadjuvantes das cenas que se desenrolam nos palcos da famosa cidade-teatro. Cada um se sente como se fosse alguém do povo que um dia seguiu os passos de Jesus em terras da Palestina, há dois mil anos. Tudo isso faz da Paixão de Cristo da Nova Jerusalém uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário