quarta-feira, 23 de setembro de 2009

São Domingos recebe exposição artística


O distrito de São Domingos (Brejo da Madre de Deus) está realizando durante essa segunda quinzena de setembro uma bela exposição fotográfica. Denominada de "Do pó ao barro" a exposição visual, tátil e auditiva conta através das fotos a história de produzir cultura da artesã Eunice Clotilde do Nascimento Oliveira.

Natural de Caruaru, ela reside em São Domingos desde os três anos de idade e há 57 anos faz peças moldadas no barro e negocia as mesmas na feira de Santa Cruz do Capibaribe.

A artesã tem hoje 71 anos (aparenta ter apenas 60) e em conversa conosco ela contou um pouco de sua história. Hoje produz poucas peças, no entanto com a mesma riqueza de detalhes e perfeição de sempre.

Em seu processo produtivo ela utiliza o barro da região, além de argila e outros materiais vindos de outros locais de Pernambuco.

Ela nos contou que aprendeu o ofício com sua avó e hoje conta com o apoio do filho na extração do barro, mas produz as peças sozinha.

Tivemos contato com o material e pudemos perceber o carinho com que ela produz cada uma das peças, a perfeição nas formas e o conhecimento pleno que dona Eunice possui sobre sua arte.

Mãe de 5 filhos, avó de 6 netos e muita disposição, dona Eunice contou curiosidades de seu tempo de criança e adolescente entre São Domingos e Santa Cruz. Com muito saudosismo ela lembrou quando as águas do nosso querido Rio Capibaribe eram limpas e transparentes e as pessoas tomavam banho e se divertiam no seu leito.

A exposição acontece na rua central do distrito (ao lado direito da Igreja Católica), onde permanece até dia dois de outubro. Em seguida parte para Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte), onde fica instalada de 12 a 30 de outubro. Em novembro é a vez de Lajedo receber a exposição, onde funcionará de 14 a 29 de novembro. A viagem termina na cidade de Arcoverde onde todos poderão conferir de 6 a 18 de dezembro tudo que relatamos anteriormente.

Você que ainda não foi conferir a exposição, vá. De segunda a quinta-feira das 14h às 20h e de sexta a domingo das 14h às 22h.

A exposição que tem a curadoria de Beto Normal e fotos de Rachel Ellis conta curiosidades e toda a história do barro através do trabalho inigualável de dona Eunice Clotilde. Sem mencionar que os visitantes (alunos, empresários e toda sociedade em geral) podem interagir e ainda deixar uma peça de sua autoria como foi o caso das peças produzida por alunos, como vocês podem conferir no slide. Visite a exposição, confira!

-

Melqui Lima e Magali Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário