segunda-feira, 15 de março de 2010

Santa Cruz do Capibaribe terá Agentes de Trânsito nos próximos dias


Alguns santacruzenses devem estar se perguntando o que os guardas municipais estão fazendo nas ruas da cidade, pintando marcações no chão, nas calçadas, andando com um talão notificando automóveis, motocicletas e simulando acidentes em via pública. Trata-se de um curso de Formação de Agentes Municipais de Trânsito que um grupo de guardas está fazendo, visto que o trânsito de Santa Cruz do Capibaribe já está municipalizado.

Ministrado pelo Major Moura da Polícia Militar, que é Instrutor de Trânsito e Bacharel em Direito, o curso tem a duração de 100 horas/aula e conta com aulas teóricas, práticas e palestras motivacionais.

Os guardas estão tendo aulas de legislação de trânsito, prática de fiscalização, procedimentos administrativos e o que é mais importante, estão aprendendo como educar o cidadão (inclusive educar a criança na escola) para o trânsito. Como parte desse último assunto do curso a turma produziu um “auto educativo”, ou seja, um documento de notificação preenchido pelo futuro Agente de Trânsito onde o cidadão, em caso de estar errado, constata a infração que cometeu e tem a oportunidade de se reeducar. De acordo com o Major, as autuações propriamente ditas passarão vigorar nos próximos 15 dias.

Ao se concluírem o curso, segundo o Major, os guardas passarão a ser Agentes da Autoridade de Trânsito e realizarão todos os tipos de trabalho no trânsito como reter ou remover veículos, fazer fiscalização do uso do álcool com o bafômetro, praticar todos os autos dentro da Lei para promovendo um trânsito seguro e garantindo a vida, em toda a área da cidade.

A população da cidade tem aceitado bem o trabalho dos futuros Agentes de Trânsito, “a grande maioria está do lado da gente, já recebemos vários telefonemas, elogios nas rádios, a sociedade aceitou”, disse o Major. “Existem alguns que insistem achando que não vão sofrer as conseqüências, mas o Código de Trânsito é uma Lei Federal e tem que ser cumprido. Nós enquanto agentes de trânsito não estamos aqui para coagir cidadãos, esperamos que tenham consciência dos seus atos. Em caso de ser autuado e resistir ou desacatar o Agente, ele vai ser preso em flagrante delito e conduzido para a delegacia e o próprio agente tem o direito de dar a voz de prisão. O Agente é um funcionário público que está trabalhando em prol da coletividade e ninguém tem o direito de praticar nenhum ato contra ele, assim como ele também não tem o direito de praticar nenhum ato de abuso de autoridade contra o condutor”, finaliza o Major.




PRINCIPAIS INFRAÇÕES COMETIDAS PELOS CONDUTORES DA CIDADE, SEGUNDO A TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE TRÂNSITO:
• Estacionamento sobre a calçada
• Transitar sem o uso do capacete
• Conduzir veículo sem ser habilitado
• Conduzir veículo em atraso
• Desrespeito ao semáforo
• Não uso do cinto de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário