quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estive na Parada Gay de São Paulo

A 14ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo teve início às12h55 deste domingo (6), assumindo um tom político. Os organizadores levam para a Avenida Paulista a reivindicação de que a luta contra a homofobia seja assumida pelos candidatos durante as eleições deste ano. A Parada teve início após a execução do Hino Nacional numa versão eletrônica, dando o clima da festa.

Os trios elétricos concentrados em frente ao Museu de Arte de São Paulo, o Masp, devem percorrer a Avenida Paulista até a Rua da Consolação. Foram cerca de 3 milhões de pessoas.

Na edição 2010, a Parada Gay tem como tema “Vote contra a homofobia, defenda a cidadania”. Nos discursos antes do início do desfile dos trios elétricos, foram pedidas vaias para os políticos homofóbicos e a reivindicação dos direitos civis dos homossexuais.

"A gente conquistou o Dia Nacional Contra a Homofobia. Essa não é uma conquista pequena, mas temos mais a conquistar. Vamos fazer uma festa linda, com muito beijo na boca", disse o ex Big Brother Jean Wyllys. A lei que institui o dia 17 de maio como Dia Nacional Contra a Homofobia foi assinada na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Queremos denunciar de onde vem o preconceito institucional e orientar a votar em candidatos tolerantes diversidade e comprometidos com os direitos humanos. Esse ano nós queremos preto no branco, não vamos tolerar mais candidatos que só prometem”, disse o presidente Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), Alexandre Santos, durante a coletiva de imprensa sobre o evento, pela manhã, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário