segunda-feira, 18 de junho de 2012

Paul McCartney, o símbolo do rock, faz 70 anos


O ex-Beatle Paul McCartney completa nesta segunda-feira 70 anos sem dar qualquer sinal que pretenda parar para refletir sobre seu passado extraordinário e marcado por inúmeros feitos, como a composição da balada "Yesterday", uma das músicas mais gravadas de toda a história.

Após reunir uma enorme multidão no concerto do jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II e com participação garantida na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, a aposentadoria não aparece nos planos futuros da lenda britânica.

"Se estou realmente aproveitando tudo isso, para que me aposentar?", afirmou o ex-integrante dos Beatles mais rentável e bem-sucedido comercialmente à revista especializada em música Mojo no ano passado.

"As pessoas me dizem, 'Você trabalha tanto", acrescentou McCartney. "Mas nós não trabalhamos muito, nós fazemos música."

Entre os anos com o lendário quarteto, seu trabalho com os Wings e sua carreira solo, McCartney compôs e cocriou mais de 50 hits que entraram para os top 10.

Macca, como é conhecido, divulgou seu último álbum "Kisses on the Bottom" em fevereiro, e atualmente está fechando uma turnê mundial.

Ao subir no palco do Palácio de Buckingham e apresentar uma sequência de sucessos neste mês, ele não pareceu ser um homem com oito netos.

Pode ter sido o terceiro casamento do cantor, com a herdeira americana Nancy Shevell em outubro, que dado gás ao mito após um duro divórcio com a ex-modelo Heather Mills em 2008.

Mills saiu do casamento de seis anos com um acordo de 24,3 milhões de libras (mais de 98 milhões de reais). Pode ter sido um alívio para McCartney saber que sua nova esposa tem uma fortuna própria.

A lista dos mais ricos do Sunday Times estima que Shevell, 51, tenha somado 150 milhões de libras aos cofres do casal, dando a eles uma fortuna conjunta de 665 milhões de libras.

Isso o torna o artista mais rico da Grã-Bretanha - mas ele garante que nunca esqueceu suas origens. "Lá dentro, eu ainda sou um garoto de Liverpool," afirmou.

Nascido de uma família de classe média na cidade portuária do noroeste inglês, McCartney conheceu John Lennon aos 15 anos e a dupla formou o Quarrymen, banda que um dia iria se transformar nos Beatles.

McCartney, Lennon, George Harrison e Ringo Starr iriam se tornar sinônimo de multidões de fãs enlouquecidas, um corte de cabelo que faria história e a imagem de quatro homens atravessando a famosa Abbey Road, em Londres.

Em resumo, eles seriam uma das mais poderosas influências culturais de seu tempo. São ainda a banda mais vendida de todos os tempos, com o selo EMI contabilizando mais de um bilhão de cópias vendidas.

Com uma imaginação sem fim, a banda iria criar desde os hits que fizeram surgir a "Beatlemania" em 1964 até os sons que incorporavam todos os ritmos, do mais psicodélico à pegada country.

Lennon e McCartney formaram uma das parcerias criativas mais marcantes do século XX, mas algumas divergências acabaram ajudando na separação dos Beatles na década de 1970.

McCartney então formou os Wings com sua primeira esposa, Linda, em 1971, e usou seu bom ouvido para a música - que alguns anos antes deu à luz clássicos como "Hey Jude" e "Blackbird" - para levar quase uma década de sucesso com a nova banda.

Linda, uma fotógrafa renomada e ativista pelos direitos dos animais, morreu de câncer de mama em 1998. Após 29 anos de casamento, McCartney descreveu a perda como "um coração totalmente partido".

No entanto, ele voltou no ano seguinte com um novo álbum, formado em sua maioria por regravações, e manteve a tradição dos Beatles de buscar trabalhos experimentais - um álbum de techno e dois de música erudita estão entre os vários gravados no estúdio.

Ele também fez duetos de sucesso com Michael Jackson e Stevie Wonder.

Fora da música, o cantor se arriscou na pintura, dirigiu o filme "Give My Regards To Broad Street", e fez campanha para diversas causas, dos direitos dos animais à paz entre israelenses e palestinos.

McCartney tem um filho e quatro filhas, incluindo a famosa estilista Stella, e Beatrice, filha de Mills nascida em 2003.

Dos quatro Beatles, dois já morreram: Lennon, morto com um tiro em Nova York em 1980, e Harrison, de câncer em 2001.

McCartney é frequentemente descrito como "o último Beatle", apelido que o baterista Ringo Starr, que também mantém sua carreira na música, encara com bom-humor.

"Somos bons amigos," declarou Starr. "Somos os únicos que experimentaram tudo o que ainda está aqui."

Da Revista Veja: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/paul-mccartney-o-simbolo-do-rock-faz-70-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário