segunda-feira, 22 de abril de 2013

A arte de ser um cavalheiro



Na idade média, cavalheiros eram aqueles que defendiam uma honra, adotavam um código de conduta e eram tidos como nobres. O importante era praticar as qualidades inconfundíveis, reservadas apenas aos homens de fato, honestos, gentis, comprometidos, altruístas e firmes. Ser assim era o ideal de todos os homens. A idade média acabou e os cavaleiros também. Mas as qualidades que defendiam continuam, assim como o cavalheirismo — e que ainda hoje deve ser o ideal de todo homem para atingir plenamente a sua masculinidade. Não só em relação à mulher, mas para com todos, em geral. Confira as principais características de um verdadeiro gentleman:
Altruísmo
Um cavalheiro pensa nos outros antes de pensar em si mesmo. Especialmente quando se trata de crianças ou daquela senhorita para a qual abre a porta da loja ou do elevador. Altruísmo verdadeiro é uma qualidade rara. Pode não ser uma qualidade identificada imediatamente, mas as mulheres sempre acabam percebendo.
Firmeza
Um cavalheiro mantem-se forte no que acredita. Atua em tudo de acordo com o que considera ser certo e quando alguém questiona (mesmo que seja a atendente mecânica de uma companhia telefônica), ele não vacila, não hesita. Mas também não pode ser rígido em excesso. É preciso considerar com carinho as opiniões e sentimentos daqueles que você respeita.
Auto Controle
Um cavalheiro age com propósitos e planeja o que deve ser feito dentro das possibilidades. Você bebe, mas sabe quando parar de modo a não se embebedar. Você acompanha uma mulher à sua casa, mas sabe de antemão até onde pode chegar com ela sem faltar-lhe o respeito. Você sabe que poderia facilmente repetir o prato da refeição, mas não aceita. Você reconhece que está cansado demais para praticar uma atividade física depois de um dia de trabalho, mas assim mesmo encara o desafio. Pode não parecer muito divertido adotar essas práticas, mas uma vez adotadas, você estará vivendo de acordo com suas expectativas, sua auto estima e suas crenças.
Confiança
Você sabe o que faz. Você sabe no que você é bom e no que você não é. Você explora ao máximo suas qualidades e talentos e não tem medo de admitir seus erros e trabalhar forte para melhorar. Você faz o que diz. Você acredita em si mesmo, não importa o que os outros pensam porque, lá no fundo, sabe que se esforçou muito para  ser o cavalheiro que é. Pessoas confiantes transmitem essa condição e confiança é a qualidade mais atraente que se pode ter.
Honestidade
Um cavalheiro vive da sua palavra. Não obtém vantagens em cima dos outros. Seus amigos e colegas de trabalho sabem que quando ele diz alguma coisa é pura verdade. A Honestidade produz confiança e respeito — qualidades muito atraentes também. Por outro lado, o cavalheiro sabe que nem todo mundo é tão honesto quanto ele tenta ser. De modo que ele não oferece sua honestidade àqueles que demonstram ser incapazes de praticar reciprocidade.
Genuinidade 
O verdadeiro cavalheiro se preocupa com os outros e demonstra isso. Ajuda uma senhorita a vestir o casaco com genuína preocupação e não para manipular seus sentimentos. Um cavalheiro age com todas as boas intenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário