sábado, 27 de abril de 2013

A Importância da Vacinação

Dra. Junieli Caldas- Especialista em Vacinação pela Faculdade Paulista de Medicina


Um dos grandes triunfos da ciência foi a imunização (através da vacinação) da população contra as doenças infecciosas, visando a prevenção e a erradicação de enfermidades, como por exemplo, a varíola, erradicada desde a década de 80 e a poliomielite, próxima de ser erradicada.
             As vacinas fazem parte da nossa vida desde que nascemos. Elas são produtos biológicos derivados ou semelhantes a um microorganismo causador de determinada doença e servem para induzir o sistema imunológico a criar uma barreira de proteção.
            São eficazes e seguras, porém podem surgir reações leves e secundárias, como dor, inchaço no local, febre, mal-estar, no entanto estes eventos são raros e menores que o impacto da doença.
            Para minimizar estes efeitos foram desenvolvidas as vacinas acelulares, ou seja, com quantidades menores de endotoxina, minimizando as reações adversas e tornando-as mais benignas, sem deixar de oferecer a mesma eficácia das convencionais. Para diminuir o incômodo e facilitar a imunização, existe a apresentação combinada, onde em umasó aplicação haverá proteção contra várias doenças, a exemplo da vacina Hexavalente,que previne da Difteria, Tétano,Coqueluche,Haemophilus Influenza tipo B, Poliomielite, Hepatite B, substituindo a Tríplice Bacteriana, Poliomielite, Hepatite B,e a HIb.
            A maior parte das vacinas requer a administração de mais de uma dose, sendo necessário respeitar o esquema vacinal recomendado para obter uma resposta imunológica adequada.
            Devido à importância da vacinação, o Ministério da Saúde, criou o PNI (Programa Nacional de Imunização) instituindo o calendário de vacinação da criança, do adolescente, do adulto e do Idoso.
É importante destacar a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus), responsável por 94% dos casos de Câncer de Colo de Útero. Existem disponíveis no mercado dois tipos de vacinas: bivalente (previne contra os tipos16 e 18, os mais cancerígenos) e a quadrivalente (previne contra os HPV 6,11,16 e 18, e ainda contra as verrugas).

Vacinas existentes no mercado:
-BCG (tuberculose)
- Rotavírus (diarreias provocadas por rotavírus)
- Hepatite A
- Hepatite B
- Palivinzumabe (Doenças respiratórias)
- Haemophilus Influenza(Doenças respiratórias)
- Tríplice Bacteriana(Difteria, tétano e coqueluche)
-Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
- Varicela(Catapora)
- Antirrábica (Raiva)
- Febre Amarela
- Influenza (Gripe-que este ano é trivalente-H1N1, Influenza B e H3n2)
- Meningite
- Poliomielite
- Pneumocócica conjugada (Pneumonias Graves)
-Tétano

            É bom lembrar que os viajantes também precisam se vacinar, devendo consultar se existe alguma endemia na região de destino, exemplo: Região Norte-Febre Amarela, sempre consultar a exigência de Consulados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário