terça-feira, 30 de abril de 2013

Entrevista


 Lucia Nscimento


O Movimento pela Paz vem ganhando espaço em Santa Cruz do Capibaribe. O MovPaz é coordenado pela empresária Lucia Nascimento, da Yanomami. Ela tem trabalhado muito para implantar o Movimento na Cidade e sobre o MovPaz ela conversou com a equipe da Revista Zíper. Confira a entrevista!

Como está o Movimento pela Paz hoje na cidade?
O Movimento está cada vez mais se consolidando. No momento estamos integrando o Conselho Municipal da Paz e do Conselho Antidrogas e tem sido muito importante a integração do MovPaz com esses Conselhos, especialmente ao Conselho da Paz que tem feito uma série de palestras nas escolas e pelos Bairros. O objetivo maior do MovPaz é implantar a Cultura de Paz na sociedade.

Essa Integração do Mov Paz com o Poder Público tem sido muito importante para toda sociedade?
Com certeza, pois é importante que cada vez mais cresça dentro do ser humano essa cultura de paz. Qualquer um da gente pode, de acordo com as circunstâncias, ter um momento de reação agressiva. E se o cidadão esteja com uma arma, ele pode ir às últimas consequências, que é o crime de morte. Para você ter uma ideia, em 2005 o Brasil foi campeão de violência com armas de fogo, mais de 50 mil pessoas foram mortas, esses são dados da ONU. É necessário que todos nós tomemos consciência e quem tiver arma de fogo, que entregue em qualquer delegacia de forma voluntária.

Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco revelam que os crimes ocorridos são de proximidade, ou seja, dentro da própria família ou pessoas muito próximas. Qual a importância do MovPaz para despertar essa Cultura de Paz?
É muito séria essa informação, porque são tipos de crimes que a polícia não pode prever. É importante que todos nós, tendo conhecimento de que dentro da gente pode acontecer reações diversas, que ninguém esteja com armas. Muitas vezes a gente por um momento de estresse, acaba fazendo bobagem caso esteja com armas. Nós do MovPaz, temos uma base e semanalmente a gente estuda como a violência é construída e como nós podemos ir desconstruindo essa cultura de violência.

Desde quando você começou a coordenar o Movimento Pela Paz aqui na cidade, tinha-se o objetivo de implantar o MovPaz dentro das escolas. Esse objetivo tem sido alcançado?
Está muito próximo de ser alcançado. No ano passado foi realizado um seminário Educação pela Paz com os educadores do município, mas não foi possível consolidar as ações dentro das escolas. Mas, a atual secretária de Educação, já entrou em contato comigo e no próximo dia 18, o Coordenador Nacional do Movpaz, Clóvis Nunes, virá a Santa Cruz do Capibaribe onde ele irá trabalhar com os educadores e também será feita a entrega do material, que foi adquirido na gestão anterior.

Onde acontecem as reuniões do MovPaz?
Todas as terças feiras a noite, a gente se reúne na sede da CDL. É um grupo de pessoas que se juntam para estudar os líderes pacifistas e discutir ações de cultura da paz. Qualquer pessoa pode participar, basta entrar em contato comigo, tanto pelo telefone da CDL 3731-2850 ou pelo telefone da Yanomami 3731-3374 ou até mesmo o meu telefone pessoal 9248-5905. Paz para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário