quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ultrassom na gestação

Drª Maria Leomar de Lucena Portela
Formada pela UFPE (CRM 12548) MEmbro do colégio brasileiro de radiologia, membro da sociedade brasileira de ultrassonografia e titulo de esppecializaçaão de SBUS.


 O ultrassom (também chamado de ultrassonografia ou ecografia) é um exame não invasivo que usa ondas do som para criar uma imagem do feto (nesse caso específico) onde o objetivo primordial é acompanhar o desenvolvimento do concepto.
     Estudos realizados durante os últimos 35 anos não mostraram nenhuma indicação de que a ultrassonografia seja prejudicial ao concepto, porém nos cabe a seguinte pergunta, em que época da gestação devemos fazer ultrassom?

No primeiro trimestre o obstetra pode pedir ultrassom pelos seguintes motivos: nos casos de sangramento vaginal para descartar aborto, a fim de determinar a idade gestacional, verificar se há um ou mais de um embrião e também para afastar gestação ectópica (quando o concepto localiza-se fora do útero) ou molar.

No segundo trimestre é importante que sejam realizados os seguintes exames:
-Ultrassom para medida da translucência nucal, uma dobra (edema) que surge na nuca do feto na 9ª semana e desaparece na 14ª semana, sendo a melhor época para medida da mesma entre a 12ª e 13ª semana. A translucência nucal normal afasta em torno de 90% a possibilidade do bebê ter mal formações cromossômicas dentre elas a mais comum Síndrome de Down.
Ultrassom morfológico é um exame mais detalhado feito por volta da 22ª a 24ª semana onde o examinador vai observar de forma mais detalhada a formação e desenvolvimento do concepto. Nesse exame quando é aventada a possibilidade do feto ter alguma cardiopatia o estudo pode ser complementado com a ecocardiografia fetal.
No terceiro trimestre o ultrassom pode ser realizado para determinar a posição fetal, o peso, verificar o nível de líquido amniótico e avaliação da placenta.
O ultrassom auxilia bastante o obstetra no seu dia a dia para detectar anormalidades que por ventura venham ocorrer durante a gestação e justamente por ser um exame complementar possui suas limitações. Portanto, nenhum tipo de ecografia afasta 100% a possibilidade de malformação fetal. O ultrassom morfológico que é mais detalhado afasta em torno de 85%, quando realizado na idade gestacional adequada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário