domingo, 20 de outubro de 2013

Santa Cruz do Capibaribe recebe Primeira Caminhada pela Paz

Banda Novo Século na concentração

Campanha Nacional pelo desarmamento - Alunos da escola Universo do Futebol

Alunos da rede municipal representado pessoas que lutaram pela paz no mundo

Lúcia (coord. Movpaz SCC), prefeito Edson Vieira, Clóvis Nunes (coord. Movpaz nacional)

Cantora Márcia Porto

Famílias pedindo paz

Trio Selva Nua

Família de jovem vítima de assassinato pedindo paz

Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco, recebeu neste sábado (19), no Dia Municipal da Paz, a Primeira Caminhada pela Paz, reunindo num percurso de dois quilômetros, segundo a Polícia Militar, cerca de quatro mil pessoas que clamavam por uma cultura de paz na sociedade.

A caminhada foi organizada pelo MovPaz  (Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência) coordenado em Santa Cruz do Capibaribe por Lúcia Nascimento e nacionalmente por Clóvis Nunes, que esteve presente na caminhada, teve na sua concentração as atrações santa-cruzenses Maracatu Capibaribe e Banda Novo Século e foi acompanhada por trio elétrico e shows com a cantora baiana Márcia Porto e os artistas recifenses Israel Filho e Geo.

“É muito gratificante ver a presença tão significativa da sociedade santa-cruzense no dia que estamos concretizando uma das ações mais importantes do MovPaz Santa Cruz”, ressaltou a coordenadora do movimento em Santa Cruz Lúcia Nascimento.

A caminhada contou com o apoio e participação da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal da Paz, Moda Center Santa Cruz, entidades representativas (ASCAP, CDL e ASCONT), instituições religiosas, Polícia Militar, associações, professores, estudantes, voluntários da paz e sociedade em geral.

“O Poder Público estará sempre a disposição do MovPaz para apoiar eventos como estes que almejam implantar a cultura de paz na nossa cidade e região, tão necessária no contexto atual”, pontuou o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB).    

O estudante de arquitetura Pablo Ferreira (18), destacou a iniciativa de se realizar um evento que busca a paz pela paz na conjuntura de violência banalizada vivenciada pela sociedade, “Ver essa multidão emprenhada numa só causa que é a busca pela paz, nos faz ter esperanças de mudar nossa realidade”.

“A Primeira Caminhada pela Paz dessa cidade é apenas o início de eventos maiores que serão realizados nesse movimento de construção, celebração e aproximação humana para edificação da cultura de paz na sociedade, tendo como base a origem da paz a partir do indivíduo”, relatou o Coordenador do MovPaz nacional Clóvis Nunes.

Durante o percurso, foram realizados vários momentos de um minuto de silêncio, para levar paz as vítimas da violência com armas de fogo.

Além de promover a paz, o evento também objetivou arrecadar fundos para a construção da Casa da Paz em Santa Cruz do Capibaribe.O MovPaz Santa Cruz foi fundado em 2011 e tem desenvolvido várias ações como o "Seminário Paz pela Paz" nas escolas públicas e particulares, o projeto "Cinema pela Paz" e estudos semanais para o conhecimento do fundamento da cultura de paz. 

ASCOM Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário