sexta-feira, 15 de novembro de 2013

6º Curta Taquary termina com público recorde


O 6º Curta Taquary – Festival Nacional do Curta Metragem encerrou sua 6ª edição na noite de sexta (8), comemorando o público de 3.464 pessoas. É um número recorde na história do festival, que reflete o crescimento da programação (outro recorde, 201 curtas), exibida ao longo de cinco dias. “Este anos trouxemos títulos de 15 estados brasileiros e ainda obras de 16 países, contando com as mostras Latino-Americana e Animage”, diz Emanuel Dias, produtor do festival. “Para o ano que vem, o objetivo é fazer parcerias com outros festivais e cinematografias estrangeiras”, diz Alexandre Soares, diretor do Curta Taquary.

A cerimônia de premiação consagrou o curta “O que tenho, lembro”, de Rafhael Barbosa, como o melhor do festival. A produção alagoana que traduz de forma poética e humana os sintomas do mal de Alzheimer ganhou quatro prêmios, entre eles o de melhor da mostra competitiva nacional de ficção, edição, fotografia e o prêmio do júri popular, formado por alunos da oficina de crítica ministrada durante o evento.

Outros trabalhos que tiveram destaque foram os curtas “A guerra dos gibis” (SP), de Rafael Terpins e Thiago Mendonça (melhor curta e edição na categoria documentário) e “Cabeça Papelão” (RJ), de Quiá Rodrigues (melhor curta, direção e fotografia na categoria animação. Na Mostra Primeiros Passos, o principal vencedor foi o paraibano “Sophia”, de Kennel Rógis (melhor curta, roteiro e fotografia), que mostra a tentativa de uma mãe em fazer sua filha deficiente auditiva experimentar a sensação sonora.

A homenagem a Prazeres Barbosa foi um show à parte. A atriz caruaruense entrou no palco cantando “Fita Amarela”, de Noel Rosa, para depois agradecer à honraria. “Estou feliz pois me sinto mais gente, diante de pessoas tão comuns como eu. Alguns preferem a busca pelo dinheiro. Optei por regar amigos, não fosse por eles este momento não existiria”. Logo depois, Prazeres interpretou uma personagem em homenagem à escritora paraibana Lourdes Ramalho, atualmente com 92 anos, autora de textos que iniciaram Prazeres na carreira de atriz.


Cobertura completa e vencedores do festival no blog: http://curtataquary.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário