quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Mães empreendedoras: entre o trabalho e a família

data da publicação:20/08/2014
Mães empreendedoras: entre o trabalho e a família  Fonte: MSN Empregos

Uma reclamação recorrente de profissionais que são mães ou pais é a falta de tempo para aproveitar com a família. O brasileiro ainda possui uma estrutura familiar, mais tradicional, mas as mulheres estão deixando cada vez mais suas casas para ir ao mercado de trabalho.


Embora o tradicionalismo seja forte, muitas mães ainda preferem ficar em casa após se tornarem mães, e isso não é sinal de fraqueza, ambos os perfis buscam o melhor para os seus filhos, as formas são diferentes, mas o resultado sempre é a favor da família.

Hoje temos um novo perfil de mães que decidiram não abrir mão de sua vida profissional, mas também querem dispor de bastante tempo com seus filhos, são as mães empreendedoras que inovam a cada dia a maneira de trabalhar sendo eficiente ao mesmo tempo em que estão presentes na vida da família.

Conheça as cinco características mais presentes neste novo perfil de mãe empreendedora, formuladas pela engenheira Taís Viana, fundadora do CineMaterna, um novo negócio que embarca esta característica de mãe empreendedora com sessões de cinema amigável para mães com bebês:

1) Novo jeito de fazer


Para atender o anseio das mães empreendedoras de alimentar tanto o lado profissional como o materno, elas criaram uma nova forma de trabalhar: adotaram o Home Office para ficarem mais próximas aos bebês e a família em geral.

2) Novo esquema


Para manter a eficiência trabalhando em casa, é preciso montar um esquema -  telefone, celular, internet, babá, um local de trabalho separado – e ter muita disciplina. Também é necessário abrir mão de  um escritório físico para as reuniões, que acontecem nas residências, cafés ou outros locais públicos.

3) Novas tecnologias


Com este novo ritmo, a tecnologia se tornou uma grande aliada para as mães empreendedoras. Para manter o alinhamento com equipes e administrar à distância a realização de múltiplas atividades as novas tecnologias são essenciais.

4) Novas prioridades


Mãe às vezes se ausenta: pode ser uma noite mal dormida, um filho doente, reuniões na escolinha. O fato é que muitas surpresas podem acontecer no dia a dia. Para elas os filhos são mais importantes que qualquer negócio, por isso, planejar pensando em possíveis imprevistos é fundamental.

5) Nova visão


Muitas empresas ainda estão receosas com esta geração de mães empreendedoras, mas elas conseguiram desenvolver visão sistêmica, devido às várias tarefas, elas precisam planejar, ser mais eficazes e rápidas e isso pode contribuir muito para as organizações.

É interessante salientar que cada vez mais surgem novos perfis de profissionais e os recrutadores devem se atentar as características e entender cada um deles. O mercado precisa se adaptar e evoluir junto com estes novos perfis, afinal o capital humano é algo em constante movimento.

Fonte: MSN Empregos

Nenhum comentário:

Postar um comentário