sábado, 23 de agosto de 2014

Os sabores e benefícios do chá


Que tomar chá é uma delícia disso ninguém duvida, mas a eles podem ser atribuídos benefícios que vão lhe fazer muito bem. Em tempos de temperaturas amenas, a Revista Zíper foi pesquisar os benefícios que os chás podem trazer para você. Alguns são diuréticos e contém propriedades antioxidantes, além de trazer benefícios como prevenção do diabetes, ter propriedades calmantes e diminuir a TPM.
Não existe um momento certo do dia para beber chá. Se for pelo prazer, toda hora é hora. Já para conseguir algum benefício, isso pode variar. Pela manhã, o chá-preto é mais aconselhável porque estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que nos dão energia. Depois das refeições, chá-verde ajuda na digestão e é diurético. Sem preconceito, chá pode ser tomado até durante as refeições. Como não existe hora para tomar a preciosa bebida, trouxemos algumas dicas e benefícios dos chás para os nossos leitores.

Camomila

É uma das mais conhecidas, mas também não é para menos. A camomila alivia dores de cabeça e tem efeito calmante, aliviar crises nervosas e sintomas de ansiedade. Além disso, a camomila também ajuda a combater a olheira. Faça o teste: compressas de chá frio de camomila por dez minutos.

Chá preto

O chá preto, ou chá vermelho (nome comum na China), é um tipo de bebida corriqueira do mundo ocidental. A bebida é feita a partir da erva Camellia Sinensis, originária do chá verde. A diferença entre o chá verde e o chá preto é que o segundo passa por um processo de torrefação e assim, ganha um sabor diferente. O chá é ideal como anti-inflamatório, ajuda em processos intestinais e tem propriedades adstringentes.

 Chá verde

Existem muitas teorias sobre o chá verde (pode acreditar, são muitas mesmo!). Conhecido também como banchá, ou green tea, a bebida ganhou forças pelas propriedades terapêuticas, antioxidantes - capazes de retardar o aparecimento de rugas -, aumenta as defesas da pele contra os raios UVB (responsáveis pela vermelhidão da pele e queimaduras) e previne inflamações.

Erva-cidreira

O chá é feito a partir da planta Melissa Officinalis e é utilizada como remédio caseiro para mais de 20 males. Dentre eles, o chá é indicado para amenizar a ansiedade, cólica, febre, flatulências, gripe, insônia e até náuseas. Como tem propriedades calmantes, a erva é indicada para acalmar os ânimos também.

Boldo

 Derivado da planta originária do Chile, o chá de boldo é conhecido por melhorar problemas de estômago, como cólicas, gases, azia, efeitos da bebida alcoólica e gastrite, além de estimular o processo digestivo. O indicado é consumir uma xícara de chá pela noite, mas com moderação, porque o excesso do consumo pode levar às irritações no estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário