quinta-feira, 23 de julho de 2015

SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE PERDE FILHO ILUSTRE

Pedro Luis de Lima, mais conhecido como Pedro do Novo Clube...

Santa Cruz do Capibaribe para mim é a minha mãe. Uma cidade maravilhosa. Tudo o que eu consegui foi aqui
Pedro Luis de Lima (In Memoria)





Muito honesto e trabalhador, seu Pedro traz essa personalidade que aprendeu com seus pais. Assim é Pedro Luis de Lima, ele que é natural de Santa Cruz do Capibaribe, nasceu em 1933, filho de Luiz Mestre de Lima e Severina Maria dos Santos e casado com Josefa Valdivina de Lima, com que tem dois filhos, Elza e Claudio

Seu Pedro começou a trabalhar com oito anos de idade, onde ajudava aos seus pais no campo, até por volta dos 22 anos de idade, quando decidiu ir morar em Sorocaba, em São Paulo, na fábrica do Norte-taquaritinguense, Severino Pereira, empresa que trabalhou por cinco anos. Nessa época, o senhor Pedro, já atinava para o lado empreendedor e, ao sair da fábrica, ele passou a trabalhar comprando calçados em São Paulo e vender nas feiras de Sorocaba.
Desde que foi embora para São Paulo, ele já namorava com dona Josefa, e com o tempo ela foi ao encontro dele, onde se casaram. Depois de oito anos morando em São Paulo, em 1962, seu Pedro decide voltar a morar em Santa Cruz do Capibaribe, onde iniciou uma loja de cama, mesa e banho, sempre tendo como parceira a sua esposa.

A história do Novo Clube, surgiu de forma inusitada. Seu Pedro era dono de vários caminhões, e o Novo Clube era uma garagem onde se guardavam os caminhões. Em 1968, com a vitória de Padre Zuzinha a prefeitura do município, e sem ter um local apropriado para comemorar, foi sugerido que a festa da vitória fosse na garagem de seu Pedro. “Com o tempo, as pessoas pediram para que eu transformasse a garagem em um clube. Foi quando surgiu o Novo Clube”, relembra.
Sendo o primeiro clube da cidade, o local comportava cerca de 5 mil pessoas. “Eu cheguei a trazer grandes artistas. Quem estava no auge, eu fazia questão de trazer. Nunca fiz questão por besteira, se o meu cliente quisesse sair para ver o carro ou ir em casa, eu dava o ingresso de volta para o cliente poder voltar sem precisar pagar”, relata.
Um point da sociedade dos anos 60 aos anos 90, o Novo Clube chegou a receber artistas de renome nacional. Uma das maiores festas que seu Pedro lembra, foi quando veio Luiz Gonzaga e depois Dominguinhos. “Eu peguei fama por pagar direitinho aos artistas, sempre fui honesto e nunca tive problemas com empresário nenhum. Teve festas de no bar serem vendidas 200 grades de cerveja”, lembra.

O Novo Clube foi por longos anos a casa de show exclusiva para o Palhaço Pitombinha. As tardes de domingo eram especiais e todo mundo já sabia onde buscar entretenimento. “Sou muito grato a Deus, porque ao longo dos anos em que eu tive o Novo Clube, nunca tive grandes problemas. Quando tinha alguma briga no clube, eu ia lá e na amizade, eu resolvia sem precisar chamar a polícia. Quando alguém se embriagava, eu pegava meu carro e mandava levar na casa dele”, conta.
Seu Pedro sempre foi um homem muito empreendedor, chegando a ter lojas em várias cidades da região. Apaixonado pela cidade de Santa Cruz do Capibaribe, seu Pedro relata que a cidade precisa ser melhor cuidada. “De uns 20 anos para cá, os administradores que pegaram Santa Cruz não trabalharam como devia. Agora entrou uma pessoa que eu acho que vai dar certo. Se trabalhar como vem trabalhando nesse primeiro ano, isso vai ser muito bom para nossa cidade. O dinheiro que é movimentado em Santa Cruz, requer uma administração de qualidade para que a nossa cidade fique bonita como deve ser”, critica.

História do Livro Quem Fez e Faz História, da Revista Zíper.

Nenhum comentário:

Postar um comentário