segunda-feira, 18 de maio de 2009

Santa Cruz do Capibaribe, a Capital dos 8 Baixos


Santa Cruz do Capibaribe, terceira maior cidade do agreste pernambucano distante 190 km da capital Recife e com uma população de pouco mais de 80mil habitantes, é famosa nacionalmente pela sua trajetória econômica e pelo seu forte potencial produtivo.

Chamada de ´´Capital das Confecções`` , a cidade possui também outros ícones que podem torná-la conhecida em outros âmbitos e não apenas na economia. Alem de claro possuir o Maior Parque de Confecções do Brasil a cidade possui também a única Orquestra Sanfônica, oito baixos do mundo.

Formada por 10 sanfoneiros e 4 instrumentistas, a orquestra é regida pelo maestro Rubinaldo Catanha. Vale lembrar que foi através da sanfona de 8 baixos que começou toda a história do forró e ela é de origem alemã e italiana.

Recentemente em conversa conosco Fogoió dos Oito Baixos falou do prazer em participar do projeto: ´´ Eu me sinto muito bem, pois estou com meus amigos, meus irmãos e chegar ao nível que estamos é bom e temos que trabalhar para poder chegar mais à frente`` e explica que a diferença da sanfona de 120, que é aquela tradicional que muitos utilizam, para a sanfona de 8 baixos consiste no número de tons que cada uma executa, a de 8 baixos tem 21 botões e quase 400 tons.

A orquestra participou da abertura do Festival de Inverno de Garanhuns de 2007, onde fizeram uma homenagem a Luiz Gonzaga e além de ter sido convidado também para participar de um festival de cultura no Rio Grande do Norte, já apareceu em programas da Rede Globo de Televisão, como o Jornal Nacional e Fantástico.

Os componentes da Orquestra Sanfônica Fogoió, Tião, Zé Carlos, Barra, Tena, Bento, Enoque, Paulo, Mário e Lampião se preparam para a jornada do São João e das apresentações em 2009.

FONTE: http://melquilima.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário