sexta-feira, 18 de junho de 2010

Listras e muito colorido prometem para o verão 2011


Muito colorido, listras e acessórios são promessas dos estilistas para a moda verão 2011. Malhas e tecidos leves devem compor as vitrines e loocks de muitas mulheres pelo mundo. A estilista Ana Claudia Gretter trabalha com moda há 17 anos e em 10 anos está a frente das pesquisas da empresa catarinense, Malhas Wilson, malharia esta que distribui os seus produtos para Santa Cruz do Capibaribe.

A estilista juntamente com a empresa Malhas Wilson apresentou as tendências que irão fazer a cabeça de muitas mulheres no verão 2011. A Estilista Ana Claudia fez uma breve apresentação de como se faz pesquisas de moda e em seguida apresentou sua coleção, elaborada toda com as malhas Wilson.

Confira a entrevista concecida por Ana Cláudia para o Blog da CDL.

Ana vamos começar falando como é que acontece uma pesquisa de moda?

Ana Claudia - Essa pesquisa ela vem de fora. A gente faz antes uma pesquisa em outros países, sempre começa com as cores e depois vem a tendência de moda. Essa tendência é sempre lançada pelos grandes estilistas, geralmente na Itália e depois é jogada para o mundo. Nós pegamos essa tendência e traduzimos para a linguagem brasileira e regional, mas sempre seguindo a tendência. Essas tendências acontecem sempre através de temas. Se você observar eu apresentei a tendência pautada em três tipos de mulheres. A moderna, a romântica e a litoral.


Ontem, na passarela você apresentou muitas listras e um colorido estonteante. De fato será a promessa para o verão 2011?

Ana Claudia - Sim. Porque quando eu faço essa pesquisa lá fora, eu procuro a confirmação dessa tendência. Eu vou as ruas observar o que o pessoal aceitou a partir dos desfiles. O que realmente a população aceitou e começou a usar. Eu busco visitar as lojas, os editoriais de moda, e a partir disso eu busco a confirmação do que de fato as pessoas vão usar.

Além das listras a gente viu muitos adereços. Fala sobre isso.

Ana Claudia - Hoje o acessório é uma grande sacada. Ele torna a peça mais bonita, deixa a pessoa mais elegante. Então a moda hoje é muito globalizada. A moda existe em todos os seguimentos e o seguimento de acessórios não fica desvinculada das roupas. Os estilistas lançam a tendência e os seguimentos de bolsas, sapatos, colares, enfim precisam está antenados com os lançamentos para compor o conjunto.


Os lançamentos de moda são sempre posteriores a época em que estamos. Mas, aqui em Santa Cruz do Capibaribe, desde o ano passado já se usa muita listra, como você ver isso?

Ana Claudia - Olha eu fiquei muito espantada quando eu vim a primeira vez para cá, com o potencial da cidade. Eu que trabalho há 17 anos com moda, ando pelo mundo todo e quando chego aqui vejo que a tendência já está por aqui. Isso me faz ver o quanto o povo brasileiro é criativo e consegue se virar com o que tem. A listra vai continuar, isso não tem como tirar, assim como não tem como tirar o estampado. Novas leituras, estilos, padrões vão surgir, mas a listra vai continuar.


Nossa região compõe o segundo pólo de Confecções do Brasil. Como é para você apresentar coleções para empreendedores natos?

Ana Claudia - Eu falei ao diretor da empresa que a gente sempre aprende muito. É muito difícil desenvolver produtos sem conhecer a localidade onde a moda será inserida. Porque a moda é 100% comportamental. É preciso vir aqui na região e ver o que a mulher pernambucana gosta. Quando eu cheguei aqui eu comecei entender como a mulher daqui gosta de se vestir. É preciso adaptar-se a cada estilo e a minha coleção foi apresentada de acordo com a usabilidade do local, meio praia, mas meio rua também.


Para concluirmos, deixe sua mensagem enquanto estilista para os confeccionistas de Santa Cruz do Capibaribe.

Ana Claudia - Eu acho que aqui todo mundo tem um potencial gigante, mas ainda não tem o conhecimento desse potencial. Nós que viemos de fora conseguimos enxergar melhor esse potencial. Então, é preciso que as pessoas daqui precisam buscar informações, participar mais de eventos e que abram a cabeça para a moda. A moda muda muito rápido e neste evento eu fiquei feliz por ver as pessoas no evento e Santa Cruz me recebeu muito bem, acreditou na proposta das Malhas Wilson, e isso é necessário para o aprendizado, sobretudo de vocês que tem esse potencial gigantesco dentro da confecção.

Fonte: Blog da CDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário