sexta-feira, 26 de abril de 2013

Conhecendo Pernambuco



 Olinda de belas paisagens e de um centro histórico que nos remete ao passado


 Com 478 anos, o município se destaca como um dos cenários mais belos do Nordeste. Entrelaçada na vizinha Recife, Olinda ostenta um dos centros históricos mais ricos do Brasil. O nome surgiu devido a uma expressão que Duarte Coelho tinha dito na época quando chegou às colinas pernambucanas. “Oh linda situação para se construir uma vila”, assim nascia o povoado em 1535, lugar onde ficava a aldeia indígena de Marim dos Caetés.
 Na época, o lugarejo era protegido pelos arrecifes e possuía água em abundância e terras férteis. Os europeus tinham suas atividades através do extrativismo do Pau-Brasil e o cultivo da Cana de Açúcar assim, tornando Olinda um dos centros comerciais da colônia portuguesa, possibilitando luxo e riqueza aos portugueses. Olinda configurou também como um dos mais importantes centros religiosos do Brasil, com a chegada das primeiras ordens religiosas – carmelitas, em 1580, jesuítas, em 1583, franciscanos, em 1585, e beneditinos, em 1586, foi feita também a catequização dos índios, de fundamental importância para a conquista definitiva das terras.
 Olinda é a cidade que tem a terceira maior população de 397.268 habitantes em Pernambuco. Durante o ano todo Olinda recebe muitos turistas, mas é no carnaval que a cidade fica lotada de foliões que descem as ladeiras do sítio histórico. Os bonecos gigantes, com caricaturas de famosos deixa a festa ainda mais bonita. Quem conhece Olinda, se apaixona e não deixa de visitar uma das cidades mais belas do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário