terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia 2 de abril é o dia do planeta ficar mais azul!



 Em comemoração ao dia mundial de conscientização sobre o autismo diversos monumentos serão iluminados de azul no mundo inteiro. 
A Organização das Nações Unidas (ONU) indicou o dia 02 de abril como a data para início de uma campanha de conscientização sobre o autismo. A primeira campanha mundial, nessa data, foi no ano de 2008 e desde então, anualmente, o mundo todo se ilumina de azul pelo autismo.
Com a proposta da Campanha Nacional "O BRASIL PRECISA CONHECER O AUTISMO", na primeira semana do mês de abril haverá inúmeras manifestações com o objetivo de levar a conscientização sobre o autismo. Monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras serão iluminados na cor azul, alusiva ao autismo e Santa Cruz do Capibaribe também participará efetivamente desta campanha.

Entenda o autismo:

 O autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento de uma pessoa em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no mundo, há cerca de 70 milhões de pessoas com autismo. No Brasil, a estimativa é de 2 milhões de pessoas com a síndrome do espectro autista.
Embora pouco conhecido, o autismo é mais comum em crianças, do que a soma dos casos infantis de câncer, diabetes e AIDS, juntos.
Nessa data os movimentos em prol das pessoas com autismo pedem as autoridades e as pessoas que iluminem pontos históricos e suas casas de azul para lembrar o quanto o conhecimento e a informação ajudam a minimizar o preconceito e a incluir as pessoas com autismo na sociedade, respeitando seus direitos e oferecendo recursos para equiparar suas oportunidades. Azul é a cor símbolo do autismo por ser mais comum nos meninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário