segunda-feira, 6 de maio de 2013

5 dicas simples para começar a semana com o pé direito



Segunda-feira sempre é aquele dia em que demoramos para entrar no ritmo. Para ajudar, seguem cinco dicas certeiras:
1 - Acorde mais cedo
Eu sei que, na segunda-feira, tudo o que mais queremos é ativar o modo soneca do celular até o limite do possível, mas isso não adianta nada. Ficamos ali postergando a hora de acordar durante 5, 15, até 30 minutos e o sono sequer rende, nos deixando somente mais cansados e, o pior, atrasados! Sendo assim, acorde mais cedo. Se não fez isso hoje, tente fazer na próxima segunda-feira. Você verá como fará diferença não começar a semana naquele ritmo louco habitual. Com tranquilidade, tudo fica mais fácil.
2 - Liste as 3 tarefas mais importantes
Ao chegar ao trabalho, liste as três tarefas mais importantes que precisa fazer hoje. Eu sei que você tem mais de 50 tarefas importantes e que a maioria delas precisava ter sido concluída na sexta-feira passada, mas foque nas três top-top – aquelas que, se você não fizer, a casa certamente cairá. Só depois disso abra sua caixa de e-mail e comece a trabalhar mesmo. Definir as prioridades antes de chegarem novas “urgências” dá o foco necessário para você concluir o que realmente precisa ser concluído, sem distrações.
3 - Revise seus projetos
Quando terminar as três tarefas acima, revise seus projetos. Comece pelos do trabalho e, no horário de almoço ou de noite, em casa, revise o restante. Veja em que pé eles estão, faça anotações, defina os próximos passos. Essa revisão é importante porque te dá um panorama geral da sua vida, o que você está deixando de lado ou focando mais etc. Não precisa revisar seus projetos todos os dias – uma ou duas vezes por semana é o ideal, e o legal de fazer na segunda é que é um respiro em meio a tanta pressão. Te obriga a parar, analisar tudo e tomar decisões certas.
4 - Verifique a sua agenda
Não é possível se organizar sem ter controle sobre os seus compromissos. Verifique a sua agenda e veja quais são as reuniões agendadas durante esta semana, aniversários, eventos, cursos, deadlines e o que mais for relacionado ao seu trabalho e compromissos pessoais. Se for necessário, defina os próximos passos (preparar uma apresentação, comprar um presente).
5 - Faça um balanço no final do dia
Cerca de 40 minutos antes de ir embora, faça uma pausa para avaliar o que fez durante todo o expediente, o que poderia ter feito melhor, o que não foi tão legal e o que ainda ficou pendente. Já defina as três tarefas mais importantes para amanhã. Quando sair do trabalho e a caminho para casa, reflita sobre sua vida no geral e o que tem feito – seus projetos, suas áreas de interesse, sua família, tudo. Nunca deixe de fazer isso, pois a vida é uma só.


Nenhum comentário:

Postar um comentário