terça-feira, 7 de maio de 2013

Conhecendo Pernambuco




Capital do Agreste: Caruaru encanta pela sua grandiosidade
O poeta anuncia! Quem nunca foi já ouviu falar; Se você for vai gostar; Quem já foi volta sempre lá; Pra dançar forró no arraiá. Para uma cidade onde os superlativos ecoam, Caruaru ostenta o título de cidade do maior São João do Mundo, com suas comidas gigantes e a Maior feira ao ar livre do planeta. Há 130 Km do Recife, Caruaru fica situada na região Agreste do Estado em uma área privilegiada, pois a cidade é cortada por duas Rodovias Federais, fazendo com que o município possua uma boa logística para escoar a sua produção, assim como a produção das cidades circunvizinhas. Em toda Região Nordeste, apenas três cidades possuem essa posição privilegiada, que são; Feira de Santana – BA, Campina Grande – PB e a nossa Caruaru.
Em se tratando de Caruaru, o município possui 315 mil habitantes, espalhados em 40 bairros, além da Zona Rural, e tem sua economia voltada para o comércio, com dois grandes Centros de Compras. Na cultura, Caruaru se destaca pela grandiosidade da Festa Junina e sua gastronomia diversificada, além do maior Centro de Artes Figurativas das Américas; o Alto do Moura. Ao longo dos anos, a cidade vem se tornando um Polo Educacional, uma vez que dispõe de campus das duas principais universidades do estado, a Universidade de Pernambuco (UPE), e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), além das faculdades privadas, como Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA) e a Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP), sem contar das inúmeras Instituições de Ensino a Distância.
Com a formulação deste Polo Educacional, Caruaru vem sendo estimulada a crescer cada vez mais. A verticalização do mercado imobiliário é prova do crescimento da cidade. Os prédios estão cada vez mais altos para abrigar a demanda de pessoas que buscam a cidade para se desenvolver intelectualmente e, consequentemente, profissionalmente.

São João
São 30 dias de festas. A população que é de pouco mais de 300 mil habitantes, quadruplica. Por noite, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, recebe mais de um milhão de pessoas, vindas de todo Brasil e diversas partes do mundo. No decorrer do dia, esses turistas visitam outras partes da cidade, como o Alto do Moura. Os Bairros promovem suas festas, com as famosas comidas gigantes. A noite, além do Pátio de Eventos, os turistas dispõe de bares e restaurantes, com uma comida regional. Assim é Caruaru, que em meio ao Nordeste, diante de tantas adversidades, a cidade é exemplo de cultura para o Brasil e o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário