sábado, 2 de novembro de 2013

Jean-Claude Bernardet, Zé Dumont e Prazeres Barbosa são os homenageados do 6º Curta Taquary‏



De 4 a 8 de novembro, Taquaritinga do Norte (a 190 km do Recife) será a capital do curta-metragem. O 6º Curta Taquary traça um abrangente panorama de curta-metragens brasileiros, latino-americanos e europeus. Além da exibição de filmes, a programação inclui seminários, oficinas, palestras e homenagens a personalidades do cinema. A organização do evento prevê um público de cinco mil pessoas ao longo dos cinco dias de atividades.

Os homenageados deste ano são o crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, o ator Zé Dumont e a atriz Prazeres Barbosa. Em edições anteriores, o festival teve como convidados a atriz Marcélia Cartaxo (presidente do júri em 2010) e o diretor José Mojica Marins (2012), o Zé do Caixão, que durante o evento iniciou as comemorações dos seus 50 anos de carreira.

Alexandre Soares, diretor do Curta Taquary, justifica a escolha dos homenageados. “Conheci Jean-Claude no Festival de Tiradentes, onde o convidamos para atuar no novo filme de Taciano Valério. Ele aceitou na hora, o que demonstra generosidade com as novas gerações. Prazeres Barbosa é uma atriz pernambucana com passagem pela TV e cinema, experiente no teatro, um exemplo e uma referência para quem sonha em trabalhar com arte no Agreste. E Zé Dumont, pelo conjunto de uma obra que inclui atuações em ‘O homem que virou suco’ e ‘A hora da estrela’, dois dos mais importantes filmes da cinematografia nacional”.

Cinema de rua - Desde sua primeira edição, a sede do Curta Taquary é o acolhedor Cine Teatro Santo Amaro, construído na década de 1960 pelo empresário Severino Pereira da Silva. “Cresci dentro desse cinema, que nos anos 1980 era a coisa mais linda do mundo. Nele assisti ‘A hora da estrela’, um dos filmes que mais me marcou. Foi uma grande alegria poder homenagear a Marcélia Cartaxo, como fazemos agora com o Zé Dumont”, diz Alexandre Soares.

Após seu fechamento, o espaço vem sendo utilizado pelos festivais Curta Taquary e Criancine, promovidos por Soares. Além dos eventos, o Cine Santo Amaro recebe mensalmente o Cineclube Taquary, voltado para a para a educação e desenvolvimento do senso crítico. Assim, a cidade revive o ritual coletivo de assistir filmes. “Nas primeiras edições, 90% do público nunca tinha ido ao cinema. E a primeira vez foi para ver um curta nacional”, diz o organizador.

O Curta Taquary surgiu em 2005, feito com recursos próprios, como resposta à necessidade de oferecer uma janela para a produção local. A partir da segunda edição o evento passou a contar com patrocínio do Governo do Estado, via Fundarpe / Secretaria de Cultura. “Sou apaixonado por cinema e já tinha produzido alguns curtas que, assim como os realizados por amigos, enfrentavam o problema de difusão. Hoje ele se tornou um ponto de encontro para diferentes gerações que vivem e refletem o cinema”.


Do Blog do Festival: http://curtataquary.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário