sábado, 2 de novembro de 2013

Conheça os homenageados do Curta Taquary 2013

JEAN-CLAUDE BERNARDET - Nascido na Bélgica, de família francesa, passou a infância em Paris, e veio para o Brasil com sua família aos 13 anos. Professor emérito da ECA/USP, ex-professor da UnB, autor dos livros: “Brasil em tempo de cinema”, “Cinema Brasileiro: propostas para uma história”, “Cineastas e Imagens do Povo”, “Caminhos de Kiarostami” e “Trajetória Crítica”. Co-autor dos roteiros “O caso dos Irmãos Naves”, de Luiz Sergio Person, “Um céu de estrelas” e “Hoje”, de Tata Amaral e diretor de “São Paulo Sinfonia e Cacofonia” (1995). De acordo com Eduardo Escorel, “desde a morte de Paulo Emílio Salles Gomes, as ideias dele se tornaram, acima de quaisquer outras, as de maior interesse para quem faz, estuda ou se interessa por cinema no Brasil”. Aos 77 anos, Bernardet vem se dedicando à atuação, como nos filmes “Periscópio” e “FilmeFobia”, de Kiko Goifman, “O homem das multidões”, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, “A navalha do avô”, de Pedro Jorge e “Pingo d’Água”, de Taciano Valério, este último, em fase de finalização.



ZÉ DUMONT – Nascido em Belém de Caiçara, Paraíba, Zé Dumont desde criança manteve contato com as artes. Autodidata, aprendeu a ler sozinho através dos livretos de cordel que encontrava numa feira próxima a sua casa. Em 1972 partiu para São Paulo após concluir um curso na marinha mercante, mas acabou trabalhando como carteiro. Certa noite, ao assistir uma peça, se aproximou de um grupo de teatro, de onde surgiriam suas primeiras apresentações. Hoje, sua carreira é composta por dezenas de filmes e atuações marcantes na televisão brasileira. Entre elas, “O Homem que virou suco”, “Kenoma” e a clássica adaptação da obra de Clarice Lispector, “A hora da Estrela”, de Susana Amaral. Zé Dumont coleciona diversas premiações em festivais como o Festival de Brasília, Gramado e Havana (Cuba).



PRAZERES BARBOSA – Nascida em Caruaru, iniciou a carreira de atriz aos 32 anos, quando era professora de português e educação artística. Hoje, aos 61 anos, sua trajetória artística soma 13 espetáculos teatrais, recebendo dezenas de prêmios, o último conquistado no IX Festival de Teatro do Rio de Janeiro; 18 atuações no cinema; e 11 trabalhos na TV Globo. Mecenas das Artes Cênicas, ladeada por Ariano Suassuna e João Cabral de Melo Neto; Uma das atrizes mais premiadas de Pernambuco; Prazeres também recebeu a Medalha Sesquicentenário de Caruaru, outorgada a 150 personagens que mais contribuíram para o progresso da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário