sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Moda Center Santa Cruz contribuirá para a redução do impacto ambiental causado por garrafas PET‏

O Moda Center Santa Cruz fez uma parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe que ajudará a reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte de garrafas PET. Agora, todo o material do tipo recolhido no centro atacadista de confecções será usado no incremento da produção de mudas da Sementeira Pública Municipal. Nesta sexta (22), a partir das 10h, na frente do empreendimento têxtil, o diretor Janilton Allan Carneiro fará a entrega simbólica do primeiro lote de embalagens plásticas.

“É preciso ter cada vez mais consciência ambiental. Pretendemos ampliar a divulgação do conceito e, mais ainda, a adoção de medidas que favoreçam a sustentabilidade. As ações que realizamos no presente sempre trarão bons resultados no futuro”, comentou Carneiro.

Serão repassadas mais de duas mil garrafas de diversos tamanhos e capacidade superior a 500 ml. Elas foram arrecadadas num teste organizado durante as feiras realizadas nos últimos dias 11, 12, 18 e 19 de agosto. Para viabilizar o processo, coletores de grande porte foram instalados em pontos estratégicos do parque de confecções. Os gestores da unidade também sensibilizaram proprietários e funcionários dos restaurantes das seis praças de alimentação do local sobre a importância de separar as peças.

“Nesse primeiro momento, contribuiremos para a criação de duas mil mudas. Elas se transformarão em árvores que reforçarão a área verde e, consequentemente, ajudarão a melhorar a qualidade do ar e o meio ambiente de Santa Cruz do Capibaribe e região. Além disso, de forma bastante direta, evitamos que alguns milhares a menos de embalagens plásticas potencialmente prejudicassem a natureza”, explicou o gerente de Logística do Moda Center Santa Cruz, George Henrique Pinto.

Depois de repassadas para a Prefeitura, as unidades plásticas serão levadas para a sede da Sementeira. No espaço, elas receberão o tratamento adequado e reforçarão os canteiros de mudas de hortaliças e árvores frutíferas e ornamentais como cajueiros, mangueiras, tamarindeiras, ipês-amarelos, goiabeiras, umbuzeiros, ipês-rosas, umburana, moringa e leucena, entre outras.

Diante do sucesso da experiência, o Moda Center Santa Cruz pretende estender a conscientização a todo o público circulante no centro atacadista. Além de aumentar a quantidade de embalagens para a produção de mudas, a expectativa é que o espaço vire referência para receber o material em PET coletado por outros moradores da cidade.

Mais - Se descartadas de forma inadequada, embalagens de garrafas PET podem entupir canais e canaletas, favorecendo alagamentos, e até parar nos rios e mares, agravando a poluição das águas. Entre outros riscos e danos, elas também podem comprometer a biodiversidade, já que muitos animais confundem pedaços de plástico com alimento e acabam morrendo.

Fonte:http://www.blogdomelqui.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário