segunda-feira, 4 de maio de 2015

Conheça Débora Quetti, a capa da nova Revista Zíper edição 124



Nascida na cidade de Barreiras – BA, Débora Quetti Marques de Souza veio morar em Santa Cruz do Capibaribe aos 7 anos de idade. Filha de pais santa-cruzenses, Inácio e Josefa, estudou em escolas públicas desta cidade: Escola Luiz Alves da Silva e Escola Padre Zuzinha. Casada com o advogado e ex-conselheiro tutelar, Uziel Aragão e mãe de Guilherme Aragão, desde os 14 anos de idade desenvolveu trabalhos na área educacional em Santa Cruz do Capiberibe. Foi mantenedora de uma escola privada e atuou em diversas instituições de ensino, desta cidade, como professora, coordenadora, supervisora, secretária e gestora. O seu percurso, efetivo, na docência, teve início no ano de 2000 quando foi aprovada no curso de Pedagogia da UEPB. Nesta instituição iniciou seus estudos na área pedagógica, sempre participando efetivamente dos eventos acadêmicos e buscando o aprofundamento teórico necessário para o aprimoramento da sua prática pedagógica como docente da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ao concluir este curso, fez duas seleções para pós-graduação, sendo aprovada concluiu as duas no ano de 2005. Uma na cidade de Campina Grande – PB, pela UEPB (Psicopedagogia), e outra na capital da Paraíba João Pessoa, pela UFPB (Educação Infantil). Nesta época atuava como supervisora educacional em escolas municipais de Santa Cruz do Capibaribe. No ano de 2008, foi convidada a estar a frente da gestão da Escola Municipal Maria Lucina Gonçalves, no bairro Oscarzão, onde afirma que esta foi a maior experiência para seu crescimento como pessoa e como profissional da educação. Enquanto gestora desta instituição teve a oportunidade de fazer outro curso de pós-graduação, agora na área de Gestão Escolar pela UFPE. Nesta mesma época, prestou seleção para o concurso de Técnico Educacional do Estado de Pernambuco e exerceu tal função nas Escolas Padre Zuzinha e na Escola de Referência Luiz Alves da Silva. A partir dos conhecimentos adquiridos até então, decidiu se dedicar ao mestrado, prestou seleção e ingressou na UFPE na área de Política e Gestão da Educação.

Enquanto aluna do mestrado, participou de diversos eventos nacionais e internacionais, levando o nome de Santa Cruz do Capibaribe, do Estado de Pernambuco e do Brasil para outros estados e países. Estes eventos foram imprescindíveis 

para seu crescimento enquanto pesquisadora da área de política e gestão da educação. Posteriormente foi convidada para exercer o cargo de docência do Ensino Superior no CESAC- Centro de Ensino Superior Santa Cruz. Ministrou diversas disciplinas no curso de Pedagogia, foi orientadora de trabalhos monográficos que visavam análises sobre o nosso município. Com pouco tempo, devido a sua habilidade na área de pesquisas e projetos, foi convidada pelo diretor da instituição para coordenar o NUPEA – Núcleo de
Pesquisas e Estudos Acadêmicos. Como coordenadora e uma das fundadoras do NUPEA, desenvolveu diversas atividades de pesquisa e extensão com alunos do curso de Pedagogia e de outras instituições e níveis de ensino. Na mesma instituição ministrou aulas no curso de Pós-Graduação – Educação Inclusiva e Cidadania.
Atualmente, está cursando o Doutorado em Educação na UFPE, onde está escrevendo sua tese que tem como título: “A gestão escolar como espaço democrático/emancipatório, participativo e autônomo: um estudo a partir da organização da escola, cultura e poder local”. Esta pesquisa está sendo desenvolvida em uma cidade do Agreste Setentrional de Pernambuco e em uma escola da Cidade de Porto, em Portugal É também aluna do Curso Français sans Frontièresdo do ISF – Idiomas sem Fronteiras, oferecido pelo MEC em parceria com a Embaixada da França e a Aliança Francesa. O interesse em fazer esse curso visa a preparação para o seu Pós-Doutorado, na França.

Hoje, trabalha como professora da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, na área de Planejamento, Política e Gestão da Educação. Também é professora nesta mesma instituição no curso de Pós-graduação em Planejamento e Gestão da Educação. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia na UPE e desenvolve atividades na área de pesquisa e extensão envolvendo, além da comunidade acadêmica, demais profissionais e interessados no campo da educação da cidade de Garanhuns e arredores. Têm vários artigos científicos publicados e um livro recém lançado sobre educação, um outro está sendo finalizado com lançamento previsto para o ano de 2016. Além da docência é reconhecida nacionalmente como pesquisadora e estudiosa da educação, tendo duas de suas pesquisas financiadas pelo Governo Federal e Estadual. Já realizou palestras, oficinas e mini-cursos nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e em países como Portugal e Espanha.

Empenhada nas questões educacionais, acredita que ao contribuir com os saberes pedagógicos para a formação humana e profissional dos estudantes que atuarão ou que já atuam como professores, alimenta a esperança em relação a contextos sociais menos desiguais, práticas docentes mais democráticas e com a valorização da carreira docente. A esperança como necessária e inerente à condição humana e histórica, que nos mobiliza a estar sempre em busca, curiosos, interessados, conscientes do nosso inacabamento, instiga a prática cotidiana da professora Débora Quetti e fortalece a coragem para lidar com os desafios do campo da educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário