Nascida na cidade de Barreiras – BA, Débora Quetti Marques
de Souza veio morar em Santa Cruz do Capibaribe aos 7 anos de idade. Filha de
pais santa-cruzenses, Inácio e Josefa, estudou em escolas públicas desta
cidade: Escola Luiz Alves da Silva e Escola Padre Zuzinha. Casada com o
advogado e ex-conselheiro tutelar, Uziel Aragão e mãe de Guilherme Aragão,
desde os 14 anos de idade desenvolveu trabalhos na área educacional em Santa
Cruz do Capiberibe. Foi mantenedora de uma escola privada e atuou em diversas instituições
de ensino, desta cidade, como professora, coordenadora, supervisora, secretária
e gestora. O seu percurso, efetivo, na docência, teve início no ano de 2000
quando foi aprovada no curso de Pedagogia da UEPB. Nesta instituição iniciou
seus estudos na área pedagógica, sempre participando efetivamente dos eventos
acadêmicos e buscando o aprofundamento teórico necessário para o aprimoramento
da sua prática pedagógica como docente da Educação Infantil e Ensino
Fundamental. Ao concluir este curso, fez duas seleções para pós-graduação,
sendo aprovada concluiu as duas no ano de 2005. Uma na cidade de Campina Grande
– PB, pela UEPB (Psicopedagogia), e outra na capital da Paraíba João Pessoa,
pela UFPB (Educação Infantil). Nesta época atuava como supervisora educacional
em escolas municipais de Santa Cruz do Capibaribe. No ano de 2008, foi
convidada a estar a frente da gestão da Escola Municipal Maria Lucina
Gonçalves, no bairro Oscarzão, onde afirma que esta foi a maior experiência
para seu crescimento como pessoa e como profissional da educação. Enquanto
gestora desta instituição teve a oportunidade de fazer outro curso de
pós-graduação, agora na área de Gestão Escolar pela UFPE. Nesta mesma época,
prestou seleção para o concurso de Técnico Educacional do Estado de Pernambuco
e exerceu tal função nas Escolas Padre Zuzinha e na Escola de Referência Luiz
Alves da Silva. A partir dos conhecimentos adquiridos até então, decidiu se
dedicar ao mestrado, prestou seleção e ingressou na UFPE na área de Política e Gestão
da Educação.
Enquanto aluna do
mestrado, participou de diversos eventos nacionais e internacionais, levando o
nome de Santa Cruz do Capibaribe, do Estado de Pernambuco e do Brasil para
outros estados e países. Estes eventos foram imprescindíveis
para seu
crescimento enquanto pesquisadora da área de política e gestão da educação.
Posteriormente foi convidada para exercer o cargo de docência do Ensino
Superior no CESAC- Centro de Ensino Superior Santa Cruz. Ministrou diversas
disciplinas no curso de Pedagogia, foi orientadora de trabalhos monográficos
que visavam análises sobre o nosso município. Com pouco tempo, devido a sua
habilidade na área de pesquisas e projetos, foi convidada pelo diretor da
instituição para coordenar o NUPEA – Núcleo de
Pesquisas e Estudos
Acadêmicos. Como coordenadora e uma das fundadoras do NUPEA, desenvolveu
diversas atividades de pesquisa e extensão com alunos do curso de Pedagogia e
de outras instituições e níveis de ensino. Na mesma instituição ministrou aulas
no curso de Pós-Graduação – Educação Inclusiva e Cidadania.
Atualmente, está cursando
o Doutorado em Educação na UFPE, onde está escrevendo sua tese que tem como
título: “A gestão escolar como espaço democrático/emancipatório, participativo
e autônomo: um estudo a partir da organização da escola, cultura e poder
local”. Esta pesquisa está sendo desenvolvida em uma cidade do Agreste
Setentrional de Pernambuco e em uma escola da Cidade de Porto, em Portugal É
também aluna do Curso Français sans Frontièresdo do ISF – Idiomas sem
Fronteiras, oferecido pelo MEC em parceria com a Embaixada da França e a
Aliança Francesa. O interesse em fazer esse curso visa a preparação para o seu
Pós-Doutorado, na França.
Hoje, trabalha como
professora da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns, na área de
Planejamento, Política e Gestão da Educação. Também é professora nesta mesma
instituição no curso de Pós-graduação em Planejamento e Gestão da Educação. Foi
coordenadora do Curso de Pedagogia na UPE e desenvolve atividades na área de
pesquisa e extensão envolvendo, além da comunidade acadêmica, demais profissionais
e interessados no campo da educação da cidade de Garanhuns e arredores. Têm vários artigos
científicos publicados e um livro recém lançado sobre educação, um outro está
sendo finalizado com lançamento previsto para o ano de 2016. Além da docência é
reconhecida nacionalmente como pesquisadora e estudiosa da educação, tendo duas
de suas pesquisas financiadas pelo Governo Federal e Estadual. Já realizou
palestras, oficinas e mini-cursos nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte,
Pernambuco, Paraíba e em países como Portugal e Espanha.
Empenhada nas questões
educacionais, acredita que ao contribuir com os saberes pedagógicos para a
formação humana e profissional dos estudantes que atuarão ou que já atuam como
professores, alimenta a esperança em relação a contextos sociais menos desiguais,
práticas docentes mais democráticas e com a valorização da carreira docente. A
esperança como necessária e inerente à condição humana e histórica, que nos
mobiliza a estar sempre em busca, curiosos, interessados, conscientes do nosso inacabamento, instiga a
prática cotidiana da professora Débora Quetti e fortalece a coragem para lidar
com os desafios do campo da educação.
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