sexta-feira, 10 de maio de 2013

Conhecendo Pernambuco


Brejo da Madre de Deus atrai milhares de pessoas por ano para o turismo ecológico

Em pleno agreste do Estado de Pernambuco, a cidade de Brejo da Madre de Deus desponta em um cenário montanhoso, onde atrai milhares de pessoas para a prática do turismo ecológico. A cidade é pacata, com ar provinciano que encanta aos turistas logo na chegada. O município é composto por dois distritos famosos. São Domingos, que de acordo com dados do IBGE, já conta com mais habitantes do que a própria sede. O local vem ganhando destaque pela luta para se transformar em cidade.
Já o Distrito de Fazenda Nova tornou-se conhecido por conter o maior teatro ao ar livre do mundo. O teatro de Nova Jerusalém recebe milhares de visitantes no período da Semana Santa, em decorrência da encenação da Paixão de Cristo. O município possui ainda outros povoados como Tambor de Cima, Tambor de Baixo, Caldeirões, Fazenda Velha, Cavalo Ruço, Cacimba de Pedra e Estrago, que juntos envaidecem a cidade pela rica cultura mantida em cada localidade.
O nome Brejo provém de sua situação em um vale formado pelas serras da Prata, do Estrago e do Amaro; e Madre de Deus foi a invocação sob a qual os padres da Congregação de São Felipe Neri fundaram um hospital em 1751, à margem do riacho que tomou o mesmo nome. Nesse local os padres estabeleceram atividades religiosas e daí começou o desenvolvimento da atual cidade.
No Sítio arqueológico da Furna do Estrago, em Brejo da Madre de Deus, foi descoberta uma importante necrópole pré-histórica, com 125 metros quadrados de área coberta, de onde foram resgatados 83 esqueletos humanos em bom estado de conservação alem de varias pinturas rupestres; estes vestígios agudaram a desenvolver pesquisas sobre rituais fúnebres, a alimentação e a religiosidade de grupos de caçadores e coletores que viviam na região. 
Próximo à Igreja de São José (o padroeiro da cidade), havia, segundo as histórias contadas pelos nativos, um poço no qual era possível ouvir cantos de uma sereia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário